Você sabia que essa coisa amarelada, pegajosa e brilhante que temos na orelha também se chama cerume? Isso mesmo: CE-RU-ME! Ela pode até ser nojenta, mas é como um escudo que protege nossa orelha e uma película bem fina e essencial para ouvirmos os sons, o tímpano. Além disso, a cera pode impedir a proliferação de fungos e bactérias e também o acúmulo de sujeiras. Viu só o papel importante que a cera tem?
Agora eu te pergunto: como você limpa sua orelha? Limpa por dentro ou por fora? Usa cotonetes, pano ou dedo para retirar a cera? Os especialistas em ouvidos, os otorrinolaringologistas, ufa… não recomendam retirarmos totalmente a cera lá de dentro. Não se preocupe, pois a cera costuma cair para fora da orelha sozinha. Além disso, cutucar a parte dentro pode ferir o tímpano e impedir que o excesso da cera seja eliminada naturalmente. Mas olha só, se a cera estiver te incomodando, conte a um adulto.
Ah, vou te contar uma curiosidade: no Brasil, usa-se orelha em vez de ouvido para falarmos de todo o órgão da audição, ou seja, tanto da parte externa que conseguimos ver como a parte da parte de dentro.
Pergunta respondida por Amanda Martins e ilustrada por Erine Barbosa