Por que sentimos nojinho?

Que pergunta curiosa, eu amei!

Bom, o nojinho é uma das emoções que nos ajuda a orientar e gerenciar nossos comportamentos em diferentes situações do nosso cotidiano. Ele pode ser benéfico ou prejudicial, por exemplo, protegendo o nosso corpo de algo desagradável, causado por estímulos físicos ou psíquicos. Por outro lado, ele também pode causar manias, gerar em nós preconceitos e até mesmo transtornos psiquiátricos. Esse sentimento provoca uma sensação de repulsa, por vezes acompanhada de náuseas e um forte desejo de se retirar do local que cause tal estímulo.

Esse estímulo pode ser provocado pelos 5 sentidos: olfato, paladar, tato, audição e visão, que levam sinais até uma parte do nosso cérebro, chamada ínsula, que também está ligada às emoções, transmitindo impulsos que refletem em nossas percepções, indicando que não gostamos de vou valgo. Tais percepções são demonstradas através de expressões faciais, movimentos dos olhos, entre outros.

É interessante notar que o nojo não é sentido da mesma forma pelas pessoas, ou seja, ele possui influência social, ou do meio onde crescemos e vivemos. Além disso, o estado psicológico e o contexto ambiental da pessoa explicam o fato de sentirmos nojo de coisas abstratas, como atos maliciosos de outra pessoa, ou concretas, como baratas.

Essa pergunta foi respondida por Sarah Carvalho e Laryssa Michaelle, revisada por Luciana Hoffert ( professora da UFOP) e ilustrada por David Bispo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *