Por que sentimos enjoo quando viajamos de carro?

Dentro do nosso ouvido, temos um órgão bem pequeno chamado labirinto, que é responsável pelo equilíbrio do nosso corpo. O labirinto informa ao cérebro se estamos parados ou em movimento.
Quando estamos viajando dentro de um carro, tudo à nossa volta está em movimento, apesar de estarmos parados e sentados dentro do carro. Isso acaba provocando uma confusão no nosso cérebro. Ao mesmo tempo em que ele recebe informações de que nosso corpo está parado, pelos músculos e articulações em repouso, também recebe informações de movimentos pela visão, quando olhamos pela janela do carro e pelo próprio labirinto, que é estimulado pelas curvas da estrada e pela aceleração do carro. Resumindo, é como se os músculos estivessem dizendo ao cérebro que não estamos nos movendo, enquanto os olhos e o labirinto falam que estamos. Dessa forma, o cérebro fica confuso com essas informações e se pergunta: como é possível estar parado e ao mesmo tempo em movimento?
É esse “conflito” de informações que faz com que algumas pessoas sintam náuseas, tonturas, suor frio e outros sintomas desagradáveis. Algumas pessoas toleram bem esse “conflito” enquanto outras toleram mal. Isso deve-se a uma predisposição individual. Assim, o fato de algumas pessoas sentirem enjôo quando viajam não significa que ela esteja doente ou tenha comido algo que lhe fez mal, muito menos de qualquer problema do labirinto.
Essa situação não acontece apenas em viagens de carro, mas também de ônibus, barco, avião e até mesmo em brinquedos de parques de diversões.
Para reduzir a sensação de enjôo, você deve fixar o olhar na estrada à sua frente e evitar estímulos paralelos, como, por exemplo, qualquer leitura, incluindo não olhar para a tela do celular durante as viagens.
Texto produzido por Larissa Moulaz e revisado por Denise Utsch Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *