Caro(a) leitor(a)!
Vou te propor um desafio: Olhe ao seu redor. Se você encontrar alguma planta, fique olhando pra ela durante alguns minutinhos… Você conseguiu ver ela se alimentando?
Diferente dos seres humanos e demais animais, a maioria das plantas são capazes de produzir seu próprio alimento. Isso acontece através de um processo chamado fotossíntese.
Na fotossíntese, as raízes das plantas absorvem água e sais minerais e as folhas absorvem luz do Sol e gás carbônico, um gás presente no ar. Todos esses componentes são então combinados e geram a glicose, o alimento das plantas. Como resultado desse evento, as plantas liberam o oxigênio, um gás muito importante para os seres vivos.
Todo esse processo acontece no interior das folhas e caule das plantas, por isso não conseguimos enxergar as plantas se alimentando!
Acontece que a fotossíntese não é a única fonte de alimento para alguns tipos de plantas. Algumas plantas parasitas, por exemplo, não conseguem realizar a fotossíntese. Elas podem captar a luz do Sol, mas não são capazes de captar água para o processo. Sendo assim, elas vivem grudadinhas à outras plantas e são especializadas em sugar delas os nutrientes necessários para sua sobrevivência.
Outro exemplo são as plantas carnívoras que conseguem se alimentar de pequenos insetos principalmente. Mas não são só as plantas que comem insetos…Sabia que tem uma pessoa da nossa equipe que come farofa de tanajura?
EXPERIÊNCIA BÔNUS
Agora que já entendemos como as plantas se alimentam, vamos fazer uma experiência?
Você vai precisar de:
- Algodão
- 6 grãos de feijões
- 2 potinhos pequenos
- Água
Como montar a experiência:
- Forre o fundo dos dois potinhos com algodão;
- Coloque três feijões em cada potinho;
- Cubra os feijões com outro pedaço de algodão.
- Coloque um dos potinhos em um local que recebe luz do sol em algum momento do dia;
- Coloque um pouquinho de água uma vez por dia neste potinho;
- Coloque o outro potinho na sombra;
- Não coloque água nesse potinho.
Pronto! Agora é só observar! O que será que vai acontecer?
E se você quiser saber mais sobre as plantas, vai aí uma sugestão de link:
Texto de Bruna Dias e Ilustração de Rayanne Vieira