Amei a sua pergunta!
Temos mesmo muitas emoções, tais como alegria, tristeza, raiva, medo, confiança e ansiedade. Tantas que nem podemos contar. Algumas são agradáveis de sentir, como o amor e a alegria. Outras, podem ser tão desagradáveis que dá vontade de nem senti-las. Porém, não é possível ligar ou desligar as emoções porque elas são processos naturais do nosso corpo e têm um papel muito importante para o nosso bem-estar.
Por exemplo, podemos sentir medo em situações de perigo; podemos sentir nojinho quando sentimos estranheza ou ameaça com texturas, sabores, cheiros, aparências que podem nos fazer mal, como uma comida estragada. Então, as reações emocionais podem ser fatores de proteção e preservação, nos ajudando a reagir aos estímulos e a nos preservarmos.
Os estímulos que causam emoções podem ser externos, como um barulho alto, ou internos, como uma lembrança. As emoções podem ser sentidas de formas e intensidades diferentes, de acordo com o nosso jeito de ser, podendo ser percebidas, inclusive, por meio de alterações na velocidade da respiração, por meio de choro, de vermelhidão e de tremores.
Lembre-se, você não pode evitar sentir determinada emoção. Tentar suprimi-las pode até fazer mal. Mas é possível aprender a entender suas causas e consequências, para lidar melhor com elas. Afinal, quando conhecemos como o nosso corpo reage às nossas emoções, e conhecemos os estímulos que as causam, podemos nos entender e nos expressar cada vez melhor. Quanto mais conhecemos sobre as emoções, mais facilmente conseguimos regular nossa reação diante delas e experienciá-las de forma mais equilibrada. E então, como você está se sentindo agora?
Essa pergunta foi ilustrada por Clara Bemfica e David Bispo.
Respondida por Michaella Batista e revisada por Laryssa Michaelle e Luciano Amorim.