Hoje vamos responder a pergunta da Miriam!
Oi, Miriam! Gostei muito da sua pergunta, pois a todo momento estamos nos movimentando e andando, mas nem sempre paramos para pensar como isso acontece, não é mesmo? A gente nem percebe, mas realizar movimentos é algo bem complexo. Vamos tentar entender melhor?
Imagine que você está sentada no sofá e decide levantar para abrir a porta para um amiguinho que acabou de chegar na sua casa. Antes mesmo de realizar o movimento, o seu corpo já começa a se preparar. O seu cérebro, por exemplo, começa a captar algumas informações, como a posição do seu corpo no espaço e também informações visuais que, vão te dar noções da distância que você precisa percorrer até a porta e com qual velocidade você pode andar.
Depois de selecionar essas informações, o planejamento do seu movimento começa a ser feito, e o comando para você andar sai lá do cérebro, percorre a medula espinal e chega nos músculos, que se contraem, e aí o movimento ocorre. Ufa! É um caminho bem longo, né? Mas você já ouviu falar dessa tal de medula espinal? Então… ela é uma região muuuito importante, pois faz a conexão entre o cérebro e as demais regiões do corpo. Essa comunicação acontece porque o cérebro e a medula são cheinhos de células chamadas neurônios. Você já viu a foto de um neurônio? Eles possuem longos “braços”, que ficam pertinho dos seus colegas neurônios e permitem uma ótima comunicação entre eles.
Se, por acaso, houver alguma lesão na medula, os sinais enviados pelo cérebro podem não chegar aos músculos. É por isso que algumas pessoas que sofreram acidentes não conseguem mais caminhar e precisam usar cadeira de rodas para se locomoverem. Infelizmente, a ciência ainda não descobriu uma maneira de restabelecer a função dos neurônios machucados.
E olha só que interessante: quando estamos executando o movimento, outras regiões do cérebro são ativadas, permitindo a manutenção do nosso equilíbrio e nossa postura.
Agora me diz: o que mais será que sua cabeça manda você fazer?
Pergunta respondida por Bárbara Bandeira
Ilustração de Jocosa Aguiar
Eu adoro dançar, e pra realizar isso preciso que cérebro mande informações ao meu corpo.