Por que a hora passa depressa quando estamos brincando e quando fazemos coisas chatas o tempo passa devagar?

Amei a sua pergunta!
A sensação de que o tempo passa tão rápido quanto um foguete quando estamos nos divertindo, e mais devagar, como se fosse um jabuti, quando estamos entediados pode ser explicada por vários fatores psicológicos e neurológicos, ou seja na “cuca”.
Em nosso cérebro existe uma área responsável pelas emoções, o sistema límbico. Quando nos envolvemos em atividades que nos interessam, como: brincar ou fazer algo de que gostamos, nosso cérebro libera dopamina, um neurotransmissor que causa sensação de bem-estar, que permite com que nossa atenção fique completamente voltada para a atividade. Essa atenção é conhecida também como “estado de fluxo” que faz com que o tempo pareça passar mais rápido, pois estamos tão atentos ao que estamos fazendo que não monitoramos o tempo de forma consciente. Assim, quando o nível de dopamina está alto é o momento onde mais nos divertimos e criamos memórias intensas e variadas, o que gera a sensação de que o tempo está voando.
Por outro lado, atividades entediantes tendem a ser monótonas e repetitivas, e a falta de estímulos variados faz com que percebamos o tempo de maneira mais lenta, o que pode gerar aquele famoso sentimento de tédio. Podemos ficar um pouco chateados e desanimados, pois a atividade atual não está conseguindo prender a nossa atenção. Assim, quando você espera muito por algo, o tempo parece passar mais devagar, pois sua mente está atenta a cada minuto que passa. Às vezes até os segundos! Sendo assim, a forma como a atividade nos cativa é combinada a diversos fatores para criar a experiência subjetiva de tempo que vivenciamos em diferentes situações.
Mas não pense que o tédio é algo ruim, ele pode ser uma ótima ferramenta para o seu cérebro se concentrar em uma tarefa importante que você precisa fazer, incentivar a sua criatividade, até mesmo te ajudando a buscar outros tipos de atividades, como ler um livro, inventar histórias na sua cabeça o uma brincadeira nova.
E para você: o que te faz voar num foguete? E o que faz andar ao lado do Jabuti?
Texto feito por Laryssa Michaelle Cruz e revisado por Elias (10 anos), ilustração feita por Clara bemfica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *