Oi, pessoal! Vocês já foram pescar, já descansaram à beira de um rio ou já nadaram em um? Já pararam para pensar de onde vem a água que faz os rios?
Bom, o Rubem, de seis anos, já. Ele mora em Braga, uma cidade que fica no norte de Portugal, e por lá existem mesmo muitos rios! O Cávado, o Douro, o Mondego e o Tejo são apenas alguns exemplos. “Veja o que o geógrafo e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Bernardo Machado Gontijo disse sobre o assunto:”
“Você sabia que os rios são como pessoas? Eles também nascem, vivem e morrem: brotam das nascentes, descem cachoeiras, passam por baixo de pontes, atravessam cidades, nos trazem peixes, carregam os nossos barcos e finalmente morrem no mar. Mas isso não termina aí. Assim como o sol nasce todos os dias pela manhã e morre à noite, os rios também vivem um ciclo sem fim.
E a isso damos o nome de ciclo da água: a gente nem percebe, mas toda a água líquida que existe no planeta está sempre evaporando. Esse vapor sobe muito, muito alto, até lugares bem frios na atmosfera. Esse frio faz o vapor virar gotinhas, formando nuvens, que são carregadas pelo vento. Nesse caminho, elas vão se encontrando com mais e mais gotinhas, que se juntam em uma quantidade muito grande, e vai pesando, pesando… no fim, fica tão pesada que cai sob a forma de chuva.
Então, essa chuva vai penetrando pelo solo, sempre procurando por caminhos por onde ela possa passar mais facilmente – ou seja, onde a terra é mais permeável e absorve melhor a água. Assim, fios de água seguem por caminhos escuros embaixo da terra até encontrar uma saída. A essa saída nós damos o nome de nascente, que é onde o riozinho recomeça sua jornada em direção ao oceano. Nesse caminho, ele se encontra com outros riozinhos que seguem seu caminho juntos até terminar no mar, e então começa tudo de novo.”
Muito bom seu site, conteudo de qualidade. Obrigdo por compartilhar conosco. Abraço e muito sucesso pra vc.
Muito obrigada,Rodolfo! Que bom podermos contribuir,esperamos que você venha nos visitar novamente!
I do consider all the ideas you’ve presented on your post. They’re really convincing and can certainly work. Still, the posts are very brief for novices. May just you please extend them a little from next time? Thanks for the post. aadebdagfeckbdgb
“Acredito que as águas doces vem do mar.pois formam um ciclo contínuo,pois as águas das chuvas não são suficientes para manter esse ciclo contínuo “
Amei esse site. Tem conteúdo de ótima qualidade. Muito obrigado por partilhar. Sucesso!
Imagina! Pra gente é um privilégio poder fazer parte da construção do conhecimento de tantas pessoas. Ficamos felizes com o seu retorno!
Algumas coisas eu já sabia, mais foi interessante lê , eu me chamo nicolas e tenho 10 anos !!!
Que bom que gostou, Nicolas! Continue acompanhando nosso site 🙂
Muito legal ,as curiosidades eu achei bem interessante saber que a água nasce e morre.
Muito legal ,as curiosidades eu achei bem interessante saber que a água tem uma vida igual a nossa
Olá! Achei muito legal saber que a água tem uma vida igual a nossa, e que ele nasce e morre!parabéns pelo trabalho muito sucesso para vocês, ah eu tenho 9 anos e me chamo Eric.
Adorei ver a animação, todas as informações excelentes,explicou muito bem e clara mente!
Adorei bastante espero mais por ti.
Olá!
Que bom que você gostou!
Oi! Eu sou o Arthur MAGALHÃES MARQUES, tenho seis anos. Eu estudei lá na EMEI da UFMG. Gostei muito da história e das figuras. Minha vovó já tinha me mostrado o que era uma nascente e já vi ela virar um riozinho. Mas aprendi muito com o livro. Obrigado e parabéns!
Oi! Eu sou o Arthur e tenho seis anos. Eu estudei lá na EMEI da UFMG. Gostei muito da história e das figuras. Minha vovó já tinha me mostrado o que era uma nascente e já vi ela virar um riozinho. Mas aprendi muito com o livro. Obrigado e parabéns!