Você sabia que o tremor é um movimento de tensão involuntário dos músculos, que se prolonga por algum tempo? Quando submetemos o nosso corpo a emoções extremas como o medo, as amígdalas cerebrais identificam a possibilidade de perigo e desencadeiam uma série de mecanismos de luta ou fuga. Quando isso acontece, neurotransmissores entram em ação, agindo no sistema nervoso simpático, que é responsável pelos movimentos involuntários do corpo.
No momento de medo, o corpo direciona a maior parte da nossa energia para os músculos, que ficam tensos e se preparam para agir rapidamente. É como se fosse uma sobrecarga de energia, que gera a contração deles, porém de forma involuntária. Este excesso de energia decorrente do aumento dos neurotransmissores liberados diante do medo. Além do tremor, eles podem atuar também em órgãos musculares, como o coração, gerando a sensação de taquicardia, ou a bexiga, dando a sensação de vontade de fazer xixi fora de hora.
Texto produzido por Laryssa Michaelle Cruz e revisado por Marina Assis Fonseca e Marcos de Sá, ilustração feita por Clara Bemfica.