Por que choramos de alegria?

Boa pergunta!
Quando pensamos em choro podemos associá-lo à tristeza, mas quem nunca chorou de alegria? Não seria mais fácil apenas sorrir?
Quando estamos muito felizes, o cérebro libera substâncias químicas que podem causar sensação de bem-estar e alegria. Essas substâncias estimulam as glândulas lacrimais, fazendo com que elas produzam lágrimas.
As lágrimas ajudam a manter os olhos úmidos e protegem das irritações. As lágrimas também são liberadas em resposta às emoções, como alegria, tristeza, medo e raiva. É uma reação automática do nosso corpo, muito parecida com a vontade de abraçar bem forte um bebê que achamos fofinho. Essa reação é um conjunto entre emoções e expressões corporais que parecem contrárias e por isso são chamadas de expressões dimórficas.
A mesma lógica se aplica aos casos opostos: quando algumas pessoas estão passando por situações difíceis ou assustadoras e, sem nenhum motivo, caem na gargalhada.
Você já percebeu que quando estamos tomados de emoções, como a raiva, temos dificuldade de voltar ao normal e reequilibrar o nosso estado emocional? Chorar é uma das formas que nosso corpo tem para conseguir equilibrar a intensidade da emoção para conseguirmos conquistar novamente a capacidade de tomar boas decisões.
E depois disso tudo, podemos dizer: as lágrimas de alegria são um mecanismo necessário e completamente normal. Quando você observar alguém chorando de felicidade, lembre-se: ela está tão feliz que não consegue externar de outra forma a sua emoção! É completamente natural.
Mas…. por que choramos pelos olhos?
Essa pergunta foi respondida por Andréia do Egito e Larissa Moulaz, revisada por Luciana Hoffert (professora da UFOP) e ilustrada por David Bispo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *