Ei, Ana Luiza! Eu adorei sua pergunta, ela me gerou várias reflexões. Fiquei pensando em como seria se a gente não tivesse nenhum sentimento. Já imaginou se não sentíssemos tristeza, alegria, raiva ou medo? Eu acho que seria muito chato, já que os sentimentos nos dão vontade de fazer várias coisas. Quando estou contente, por exemplo, rio bastante, adoro conversar e às vezes me pego dançando e escrevendo. Além de achar que seria chato, se não tivéssemos esse montão de emoções, nossa vida seria muito mais difícil, quer ver porquê? Sentir medo, por exemplo, às vezes nos atrapalha, mas também é o corpo nos alertando diante de algum perigo. Quem sobreviveria se não tivesse medo de nada!?
Os sentimentos são importantes para entender se nossas necessidades básicas estão sendo atendidas. As necessidades básicas envolvem desde se sentir protegido, até ganhar carinho e afeto. Eu fico muito feliz em ganhar um abraço ou receber um elogio.
Para entendermos como os sentimentos nos afetam, vamos compará-los ao painel de um carro que avisa como as coisas estão acontecendo dentro dele, por exemplo, dando sinais de que falta gasolina, bateria e etc. Os sentimentos são como se fossem esses sinais, mas que avisam como as coisas estão funcionando, se estamos sentindo bem ou não. Aqueles que rotulamos como “bons”, são sinais de que estamos bem cuidados, por exemplo, a alegria, a paz, a tranquilidade. Os sentimentos que rotulamos como “ruins”, são sinais de que alguma coisa em nós precisa de cuidado, então são muito importantes também. São, por exemplo, a tristeza, o medo e a raiva. Só que, muitas vezes, as pessoas costumam ignorá-los, falando “ para de ficar triste, toma aqui esse sorvete”, “para de drama”, “se comporta”, como se fosse algo que não merece nossa atenção e cuidado.
Tem momentos que não conseguimos lidar bem com os sentimentos, brigamos, ficamos com raiva e tão tristes que chega a doer lá no coração. Cada um tem um jeitinho de cuidar de si, tem gente que gosta de escutar música quando se sente triste, de escrever sobre aquilo que o magoou, desenhar e diversas outras atividades. Quando nossas emoções envolvem outra pessoa, é muito importante que a gente converse com ela sobre aquilo, para que a pessoa entenda o que te deixa mal ou bem, além de que falar ajuda a diminuir a dor que os sentimentos “ruins” podem causar. Se você puder, conte sobre esses sentimentos para o seu coleguinha ou alguém em que confie. Você costuma conversar com alguém sobre seus sentimentos?
Texto de Luana Carelli Reis e ilustração de Maria Carolina
Quer saber mais? Acesse:
gostei
Quando estou triste, gosto de ficar quieta no meu cantor quando estou feliz, gosto de escrever e desenhar, também de ouvir música e dançar.